Tratamento de Lixiviados

A BioTask desenvolveu uma solução biotecnológica que facilita a degradação de lixiviados através da utilização de produtos à base de bactérias específicas que promovem a nitrificação e redução de cargas orgânicas, assim como de outros parâmetros característicos deste efluente.

 

Os lixiviados são efluentes com dificuldades de tratamento devido principalmente a:

 

- Altos níveis de Azoto Amoniacal inibem a acção dos microorganismos existentes no sistema biológico do tratamento, reduzindo a sua eficiência e consequentemente impossibilitando o cumprimento dos parâmetros legais.

 

- Alta carga orgânica não consegue ser degradada utilizando-se apenas tratamentos físico-químicos, sendo o custo dos processos adicionais utilizados, como por exemplo a osmose inversa, muito elevado.

 

- A Toxicidade cacterística dos lixiviados dificulta a utilização de sistemas de lamas activadas, que ficam limitados por não existir uma biomassa ideal para o tratamento deste efluente, estando sujeitos a perdas da mesma aquando de choques repentinos que normalmente se verificam em sistemas de tratamento de lixiviados.

 

A solução biológica e natural proposta pela BioTask reduz os parâmetros CBO5, CQO, SST e Azoto de forma significativa. Ao nível operacional os resultados espectáveis são a diminuição da acumulação orgânica depositada nos elementos da instalação, recuperando a sua capacidade hidráulica inicial, aumentando a eficiência dos equipamentos instalados, evitando a necessidade de investimentos para o aumento da capacidade das estações de tratamento.